1. O jogo
Em sua versão mais simples, Mafia é um jogo no qual os jogadores são divididos em dois campos: cidadãos honestos e mafiosos. Cada um dos dois grupos tenta vencer o jogo eliminando o outro grupo.
2. Funções
Cada jogador recebe um papel no início do jogo, por parte dos cidadãos ou da máfia. A função pode ser simples, "Mafiot" ou "Cidadão", ou com poderes especiais, como "Padrinho" ou "Policial". Os poderes especiais geralmente se manifestam na fase "noturna" do jogo.
Os jogadores de papel dos cidadãos não conhecem os papéis dos outros jogadores no início do jogo (com raras exceções), eles recebem informações do moderador apenas sobre o seu próprio papel.
Jogadores com papéis mafiosos recebem, junto com informações sobre suas próprias funções, os nomes de colegas sorridentes. Portanto, eles sabem quem é a máfia e quem é o cidadão honesto, mas não sabem quais cidadãos têm papéis especiais.
Mais informações sobre as funções na seção especial abaixo.
3. Moderador
Todo jogo precisa de um moderador. Ele é responsável por distribuir as funções, administrar o jogo e garantir que os participantes cumpram as regras. O moderador não participa do jogo, ele apenas o apura.
4. Dia / Noite
O jogo ocorre em alternância dia-noite e começa à noite.
A primeira noite é especial, na qual jogadores com papéis especiais não podem usar esses papéis. O único objetivo desta noite é deixar a máfia falar em privado e estabelecer, se quiserem, é claro, uma estratégia comum para o dia seguinte.
Em todas as outras noites, a máfia escolhe um cidadão para matar. As discussões entre os mafiosos são mantidas em privado, e eles têm que decidir em um determinado período de tempo quem eles estão atacando.
Além disso, a noite é o momento em que os jogadores com funções especiais usam os poderes que possuem (investigação, proteção, ataque, etc.) para ajudar o acampamento de cujo lado eles estão para vencer.
Todas as ações durante a noite da máfia e dos jogadores com papéis especiais são materializadas através do moderador.
Durante o dia, as discussões acontecem livremente, com pouquíssimas restrições. Se a noite é a hora em que a máfia mata os cidadãos, o dia é a hora em que os cidadãos tentam encontrar os mafiosos escondidos entre eles. Os mafiosos, por sua vez, tentam se parecer com cidadãos honestos, podendo conduzir as discussões e suspeitas em pistas falsas. Mentira, dissimulação, manipulação, tudo é possível durante o dia, mas geralmente os mafiosos são aqueles que são forçados a mentir e se esconder, cidadãos honestos tendo todos os motivos para serem honestos e não parecerem mafiosos aos olhos dos outros cidadãos.
Todos os dias, os jogadores sobreviventes (incluindo a máfia) decidem sobre uma pessoa para lamber. Para alguém ser lambido, ele deve ser votado pela maioria dos jogadores vivos. Cada jogador tem um voto, que pode usar como quiser. O voto pode ser dado e retirado tantas vezes quanto possível, para qualquer jogador, exceto para si mesmo. Após as discussões, os votos podem migrar de um jogador para outro.
Quando um determinado jogador obtém a maioria dos votos atualmente depositados sobre ele, ele morre. Nesse momento termina o dia, seguido de novo pela noite.
Jogadores mortos, tanto de dia quanto de noite, deixam o jogo para sempre e não podem mais participar das discussões.
5. O fim do jogo
Dia e noite se alternam até que um dos campos ganhe o jogo.
Os cidadãos ganham quando todos os mafiosos estão mortos.
A máfia vence quando todos os cidadãos morrem ou nada pode detê-la. Por exemplo, quando no início do dia os mafiosos e os cidadãos estão em números iguais, os cidadãos não podem mais atingir a maioria para lamber um mafioso, então a multidão vence.
Quando um acampamento vence, todos os seus membros são considerados vencedores, estejam eles vivos ou não. O auto-sacrifício às vezes é necessário, o importante é que no final o acampamento ao qual você pertence vence